Temporal de 20 minutos arranca árvores pela raiz em Carmo do Rio Verde; vídeo
Árvores foram arrancadas do chão e casas ficaram destelhadas em menos de meia hora de chuva. Inmet mantém alerta de tempestades até domingo (13).
DE, um temporal que durou menos de meia hora e atingiu a cidade de Carmo do Rio Verde, no centro do estado, e causou estragos. Árvores foram arrancadas do chão com a raiz e casas ficaram destelhadas. O Corpo de Bombeiros precisou ser chamado para retirar árvores que caíram na rodovia.
Vídeos do momento da tempestade mostram a ventania e a força da chuva. Em outras imagens feitas logo depois do temporal, é possível ver que telhados foram levados pela força do vento e várias árvores ficaram caídas em ruas e em volta do lago Jales Machado, no centro da cidade. Algumas foram arrancadas pela raiz (veja no vídeo acima).
De acordo com a TV Anhanguera, o temporal durou cerca de 20 minutos, e caiu cerca de 23 milímetros de água deixando várias ruas da cidade alagadas, derrubando postes e dificultando o trânsito de carros. A Defesa Civil está ciente dos estragos e se prontificou a colocar equipes para ajudar.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe de socorro foi chamada por causa de três árvores que estavam impedindo a passagem de veículos na GO-154 entre os municípios de Ceres e Carmo do Rio Verde. Foi preciso apoio de uma retroescavadeira para conseguir liberar a pista.
Previsão confirmada
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que emitiu um alerta para chuvas intensas de perigo potencial para este fim de semana em Goiás na região central do estado. A previsão é que as chuvas variem de 20 a 40mm/dia ou 40mm/dia em tempestades isoladas, acompanhadas de rajadas de vento e raios. O alerta começou nesta sexta-feira (11) e vai até domingo (13).
O gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou que a ocorrência de chuvas concentradas aumenta o risco de acidentes e estragos.
No comunicado, o Inmet reforça as precauções indicadas. Os riscos estão entre alagamentos, quedas de árvores e complicações com quedas de energia. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).