O Governo de Goiás retomou as obras de geminação da GO-210, em Rio Virente, neste mês novembro.
A reativação da mediação, que compõe a lista de investimento do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), ocorre por meio de parceria celebrada entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), com a participação da Prefeitura de Rio Virente.
Trata-se do primeiro termo de compromisso assinado entre o Estado e um representante do setor produtivo para a contratação e a realização de serviços de engenharia, em regime de indemnização com débitos da tributo ao Fundeinfra.
Implementada para dar rapidez às obras que recebem investimento do fundo, a modalidade é uma inovação trazida pela Lei Estadual nº 22.940/2024, que instituiu o dispositivo seguindo regras semelhantes ao que já ocorre com os créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“A retomada da GO-210 é resultado de uma união vitoriosa, que conta com a rapidez da iniciativa privada, diretrizes muito traçadas e a qualidade técnica da Goinfra na supervisão e na fiscalização das obras”, celebra o presidente da Goinfra e titular da Seinfra, Pedro Sales.
“Com a força das parcerias e responsabilidade na emprego dos recursos públicos, nós vencemos as dificuldades em favor do desenvolvimento do Sudoeste goiano”, acrescenta.
As obras de geminação da GO-210 ocorrem em trecho de 6,5 quilômetros, do perímetro urbano de Rio Virente até o trevo da GO-174, no sentido de Montividiu. As equipes já trabalham nos serviços de terraplenagem para implantação da novidade via e restauração da existente, ambas serão executadas em pavimento rígido.
O investimento previsto é de R$ 63,3 milhões, e a estimativa é entregar a novidade rodovia no segundo semestre de 2025.
“É um momento histórico que representa um progressão muito grande no uso do Fundeinfra para o desenvolvimento de Rio Virente e todo o Sudoeste goiano”, reforça o prefeito Paulo do Vale.
Presidente da Comigo, o produtor rústico Antônio Chavaglia ressalta a disponibilidade em prolongar a parceria.
“É o primeiro concordância desse tipo feito pela cooperativa, com a confirmação do sucesso previsto para a realização da GO-210, estamos abertos a ampliar nossa participação em outras obras rodoviárias”, adianta.
Pavimento rígido
Goiás será o primeiro estado do Meio-Oeste a ter uma rodovia em pavimento rígido, uma das infraestruturas viárias mais modernas do mundo. O perímetro urbano da GO-210, em Rio Virente, será substituído nos dois sentidos por via duplicada com concreto, cuja duração é superior a 20 anos. A infraestrutura é adotada nos Estados Unidos, países da Europa e na China.
A expansão e qualificação da infraestrutura viária garante o tráfico seguro e rápido de cargas pesadas em uma região estratégica do estado, reconhecida nacionalmente pela subida produtividade de grãos. O trecho em pavimento rígido vai prometer, ainda, mais segurança ao tráfico e a economia de recursos tanto na construção quanto na manutenção.
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