Feriado de Semana Santa e Tiradentes tem previsão de chuva para todo o estado de Goiás; veja onde chove mais
Há previsão de pelo menos 30 mm/h de chuva para todas as regiões do estado. Veja as cidades com maiores volumes de chuva neste sábado (19).
Céu nublado antes de chuva em Goiânia, Goiás — Foto: Wildes Barbosa/O Popular
O feriado da Semana Santa e Tirantes deve ser chuvoso em todo o estado de Goiás, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de que os próximos dias sejam de chuvas irregulares, mas volumosas. Para sábado (19), a possibilidade é de ocorrência de 50 mm/dia com rajadas de vento de 60 km/h.
De acordo com o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), neste primeiro dia de feriadão (18) todas as regiões do estado têm previsão de pelo menos de 30 mm/h de chuva. Apesar disso, as máximas ficam acima dos 31°C.
Segundo André Amorim, gerente do Cimehgo, as chuvas esperadas pelo avanço da frente fria são uma boa notícia para os produtores rurais, que se preparam para o período de estiagem. “A combinação de calor e umidade, que vem com a frente fria do norte, resulta nessas chuvas irregulares, que são importantes para quem plantou a segunda safra. Chuva nunca é demais por aqui, mas esse tipo de chuva também pode causar incidentes e acidentes”, pontuou.
No sábado (19), as chuvas diminuem no centro do estado e nas regiões norte, oeste e sudoeste, mas se mantém entre 20 e 25 mm/h. Veja as cidades com os maiores volumes de chuva para este sábado (19): Anápolis, Luziânia, Jataí, Porangatu, Firminópolis, Palminópolis, Cocalzinho, Terezópolis de Goiás, Araguapaz, Flores de Goiás, Goianésia, Ceres, Cristalina, Formosa.
PRECAUÇÕES
O gerente do Cimehgo, André Amorim, ressaltou ainda que as chuvas outonais tem pouca influência no nível dos mananciais do estado, mas podem provocar cheias momentâneas em pequenos córregos e alagamentos. Portanto, mesmo com as altas temperaturas, que devem ajudar quem quer curtir o feriado prolongado, é importante se atentar para chuvas nas estradas e redobrar os cuidados para evitar acidentes e transtornos.