Depois de sete meses sem fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas de Goiânia, novos radares começam a ser instalados, informou a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito. O primeiro equipamento foi colocado na Avenida Perimetral Norte. Segundo a Prefeitura, a expectativa é que os radares estejam em pleno funcionamento em até uma semana após a instalação.
A instalação dos radares teve início na noite de segunda-feira (6) e está sendo realizada de forma gradativa, com a instalação de um radar por dia. O processo de instalação dos equipamentos é complexo e segue um cronograma previsto no Termo de Referência do Edital de Licitação. Na quarta-feira (8), está previsto o início da instalação dos equipamentos na Avenida Universitária.
Para não impactar o trânsito da capital, a instalação dos radares está sendo feita durante a noite, conforme informado pela Secretaria. Os equipamentos serão responsáveis por monitorar as 602 faixas de tráfego da cidade em até 12 meses. A licitação foi dividida em três lotes, contemplando a região sul e norte de Goiânia, além da criação de uma central de controle para monitoramento dos radares.
Mesmo após a conclusão da instalação, os radares não funcionam imediatamente. A empresa responsável deve agendar uma perícia com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para avaliação dos equipamentos. Somente após a aprovação do Inmetro é que os radares estarão aptos para realizarem a fiscalização de velocidade.
Segundo a Secretaria, a previsão é que os novos radares de Goiânia estejam funcionando plenamente em até uma semana após a instalação. Testes conceituais foram realizados entre 25 e 28 de novembro de 2024 por técnicos da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, visando assegurar o correto funcionamento dos equipamentos.
Após sete meses de ausência de fiscalização eletrônica, a instalação dos novos radares representa uma medida importante para garantir a segurança viária na capital goiana. Os radares foram desligados pela antiga gestão da Prefeitura de Goiânia de forma unilateral, sendo um novo contrato firmado com outra empresa para assumir a operação dos equipamentos. A licitação para a contratação das responsáveis pelo fornecimento dos radares foi homologada pela Prefeitura há cerca de um mês.