A batalha contra a dengue será implacável nas duas maiores cidades de Goiás. Foi o que assegurou o governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira (24/01), durante mutirão de limpeza lançado pelo governo estadual em parceria com as prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
“Essa junção de forças tem resultado multiplicador para a melhoria de vida das pessoas”, celebrou o chefe do executivo goiano em evento realizado no Centro de Artes e Esportes (CEU) do Parque Flamboyant, na divisa dos dois municípios.
Caiado lembrou que o Governo de Goiás tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti em todo território goiano.
“Estamos distribuindo bomba costal, medicamentos para hidratação e controle do quadro febril, inseticidas. O Estado está ativo e com ação direta”, garantiu o governador, que também é médico.
No caso específico de Goiânia e Aparecida, cidades mais populosas, haverá uma somatória de forças para garantir “resultados práticos”.
“Goiânia e Aparecida têm 26 quilômetros de divisa. Vamos trabalhar por toda extensão, cuidando da população, numa ação integrada”, pontuou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Já o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, classificou o mutirão intermunicipal como o resultado de uma parceria que deu certo.
“E o Governo de Goiás está nos ajudando intensamente nessa força-tarefa”, afirmou.
“Temos de dar o exemplo, e hoje acontece exatamente isso. É algo simbólico para despertar a atenção da população”, salientou o vice-governador Daniel Vilela.
Até o fim do mês, equipes das prefeituras farão a remoção de lixo, entulho, roçagem e outras ações de limpeza urbana. Paralelo a isso, agentes comunitários de saúde farão visitas domiciliares, com orientações sobre o combate ao mosquito.
Moradores das duas cidades receberão informações sobre os locais de atendimento de saúde e a importância de realizar o tratamento da doença de forma correta.
A casa da arquiteta Fátima Profeta foi a primeira a receber a visita técnica, nesta manhã. Ela mora na região há 45 anos, e faz sua parte para cuidar da saúde de sua família e de toda a comunidade.
“Tenho uns pratinhos [de planta] ali, mas é tudo sequinho. Não deixo encharcar com água. Os vizinhos têm que fazer a parte deles também” contou a mulher cujo marido já contraiu dengue duas vezes.
Mais ações no mutirão
Além do combate à dengue, o Governo de Goiás oferece, ao longo do dia, alguns serviços na estrutura montada no CEU do Parque Flamboyant, como ações:
Em Goiânia, haverá a oferta de serviços em outras áreas, como:
- manutenção da sinalização de trânsito,
- cadastramento no CadÚnico
- e ações preventivas de saúde,
- como consultas médicas,
- vacinação e testagem para doenças,
- além de oferta de vagas de emprego,
- inscrições para cursos de qualificação profissional,
- atendimento para:
- telematrícula,
- Bolsa Família, dentre outras ações.
Já em Aparecida, a prefeitura faz o recapeamento de bairros da região e realiza mutirão de atualização do CadÚnico.
Cenário estadual
Goiás já notificou 2.461 casos de dengue somente este ano e as autoridades de saúde estão percebendo o avanço da circulação do sorotipo 3, que possui potencial de provocar casos graves da doença.
Atualmente, 16 cidades goianas estão em alerta devido à alta incidência, o que levou as autoridades estaduais a ampliar o suporte às prefeituras e aprimorar o monitoramento dos dados referentes ao cenário epidemiológico.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, lembrou que além da dengue, o mosquito transmite também chikungunya, zika vírus e febre amarela.
“É um mal que precisa ser combatido. O poder público está fazendo um grande esforço e precisamos que toda comunidade participe. A dengue é uma doença prevenível e não podemos ter mortes evitáveis em pleno século 21”, concluiu.
Saiba mais
Mutirão contra a dengue mobiliza Goiás
Goiás lança Campanha contra Dengue, Zika e Chikungunya
Saiba como é feita investigação de mortes causadas por dengue em Goiás
Secretaria de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás