O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), dá início à distribuição do imunobiológico Palivizumabe, para imunizações contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais agentes causadores das infecções respiratórias agudas no primeiro ano de vida. O VSR é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias nos períodos de sazonalidade em Goiás, que vai de março a julho.
As crianças que necessitam do Palivizumabe são aquelas prematuras nascidas com idade gestacional de até 28 semanas e 6 dias, idade inferior a 1 ano e com idade inferior a 2 anos com doença pulmonar crônica da prematuridade, displasia broncopulmonar ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.
Para crianças nessas condições que já disponham de encaminhamento do médico pediatra, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com um dos locais (veja lista abaixo) para ter acesso à imunização. Eles devem levar: certidão de nascimento, caderneta de saúde da criança, relatório e receita médica, exames comprobatórios (nos casos de crianças com cardiopatia e doenças respiratórias) e comprovante de endereço