O Governo de Goiás lançou, nesta terça-feira (26/11), o 1º Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Goiás, em referência ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês.
O projecto foi criado a partir de ações propostas pelo Comitê Gestor Estadual de Enfrentamento ao Racismo, consolidando um conjunto de políticas públicas que vêm sendo implementadas pelo Governo de Goiás desde 2019, coordenadas pelo Goiás Social e geridas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).
Lançamento
O objetivo do Projecto Estadual é atuar e pronunciar o fomento, monitoramento, avaliação e fiscalização dos serviços de promoção da paridade racial, tendo porquê plataforma a ensino, cultura, esporte e assistência social.
“Esse é um feito inédito em Goiás, criamos uma conexão entre as secretarias, entidades e órgãos para que pudéssemos ter um documento único, com todas as ações que são realizadas em prol de diversas comunidades que são atendidas pelo governo. O lançamento marca um compromisso não só institucional, mas uma preceito para que estejamos em um estado em que a paridade e o saudação avancem”, afirma o titular da Seds, Wellington Mattos.
O documento configura-se porquê um conjunto de políticas de estado com foco no recorte étnico-racial. O mapeamento e políticas buscam reduzir a desigualdade racial e os baixos índices econômico e social que ainda atingem a população negra, quilombola, povos e comunidades tradicionais.
“O Goiás Social só existe porque as pessoas trabalham em prol de uma culpa única. Nosso objetivo não é fazer obséquio, nem filantropia, mas prometer direitos e fazer com que todos tenham as mesmas condições e qualidade de vida”, enfatizou o secretário executivo do gabinete de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, que representou a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, no evento.
A presidente da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de Goiás, Domingas Gouveia, enfatizou que o lançamento do projecto é de grande relevância para Goiás, servindo de padrão para os outros estados.
“Nós sabemos que é fundamental trabalhar pela paridade e desigualdade que a gente encontra em todo o Brasil. Quando a gente tem um projecto, uma ação, isso se torna mais importante para nossos trabalhos”, destacou.
Já o presidente do Recomendação Estadual dos Direitos Humanos, Paridade Racial e Combate ao Preconceito, Michael Félix Ogã, ressaltou que é uma honra presenciar o marco histórico.
“Acompanho as políticas públicas de todo o Brasil e, infelizmente, vejo poucos estados com tantos avanços nas políticas de paridade racial porquê o estado de Goiás”, disse.
Projecto Estadual de Promoção da Paridade Racial
O Projecto Estadual de Promoção da Paridade Racial procura fortalecer institucionalmente e combater o racismo e a discriminação nos órgãos e entidades governamentais, muito porquê ampliar o aproximação ao programa Goiás Social para a população negra e comunidades tradicionais de Goiás.
Ou por outra, fortalece o desenvolvimento econômico e inclusão produtiva nas comunidades tradicionais, por meio de créditos específicos e promove campanhas educativas e de conscientização antirracista.
As ações desempenhadas são responsabilidade do Comitê Gestor do Pacto Goiás Sem Racismo e do Recomendação Estadual de Direitos Humanos, Paridade Racial e Combate ao Preconceito (Cedhircop), e os avanços e cumprimento das metas serão avaliados em três anos.
Saiba mais
No mês da Consciência Negra, Goiás lança Guia de Afroturismo
Goiás cria Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Governo promove inclusão e equidade no mês da Consciência Negra
Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra
Em Jaraguá, Igreja N. Sra. do Rosário começa a ser restaurada
Escolas passam a ter identidade quilombola
Governo promove inclusão e equidade no mês da Consciência Negra
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás