Gabinete de crise da Saúde Anuncia Quase 80 Leitos de UTI em Goiás
Uma medida emergencial foi anunciada pelo gabinete de crise da saúde do estado de Goiás para enfrentar a crise na área da saúde em Goiânia. Segundo informações do governo estadual, mais de mil pacientes já foram encaminhados para internações em leitos de enfermaria e UTI desde o início das ações.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou a abertura de 76 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diferentes unidades de saúde do estado. Essa iniciativa faz parte das ações do Gabinete de Crise das UTIs, que foi criado para lidar com a situação crítica na saúde da capital, Goiânia.
A distribuição desses leitos contempla diversos hospitais, sendo 20 leitos disponibilizados no Hospital Ruy Azeredo, 16 leitos (10 para adultos e 6 pediátricos) no Hospital das Clínicas, e 40 leitos (20 para adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais) no Hospital Estadual de Águas Lindas, que também recebe pacientes provenientes de Goiânia.
Além dos leitos de UTI, 32 leitos de enfermaria foram disponibilizados no Hospital Estadual de Águas Lindas. O Governo Estadual destaca a agilidade na autorização das solicitações de leitos, em menos de 24 horas, garantindo atendimento rápido aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos.
O Gabinete de Crise, coordenado pela SES-GO, tem como objetivo monitorar, planejar e coordenar ações integradas entre órgãos estaduais e municipais. Uma parceria foi estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a comissão de transição do novo prefeito, Sandro Mabel. Além disso, uma aliança foi firmada com os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana de Goiânia.
Infelizmente, pelo menos cinco pessoas perderam suas vidas enquanto aguardavam por leitos de UTI em Goiânia. As famílias das vítimas buscaram auxílio de órgãos como o MP-GO e a Justiça, porém, o atendimento não chegou a tempo. Essas mortes ressaltam a urgência e a importância das ações tomadas pelo gabinete de crise da saúde para garantir o acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde na região.