Celebração religiosa marca despedida do maior sino do mundo que sairá da Polônia para Goiás
Vox Patris está programado para deixar a cidade polonesa Rydultwy nesta segunda-feira. Fabricantes informaram que a peça mede 4 metros e pesa 55 toneladas
Padre Marco Aurélio preside a solenidade de entrega do sino, na Polônia — Foto: Carlos Roberto/ClikFilmesGo
Uma celebração religiosa marcou a despedida do maior sino do mundo que sairá da Polônia para Trindade, Região Metropolitana de Goiânia. Segundo a assessoria de imprensa do Santuário do Divino Pai Eterno, a entrega do Vox Patris (Voz do Pai) pela fabricante aconteceu neste domingo (23), às 10h, horário de Brasília, na cidade polonesa Rydultwy.
Durante a entrega, o padre Marco Aurélio, reitor do santuário, que lidera uma comitiva goiana ao país europeu, presidiu uma solenidade. Integrante do grupo, o prefeito de Trindade Marden Junior (União), contou ao DE sobre o momento.
“O momento aqui hoje marca o início de uma jornada. Amanhã, o sino já sai daqui. Então, já começou a organização das peças para que ele possa embarcar. O caminhão já sai sentido ao Porto de Gdansk, onde vai iniciar o trajeto de navio”, compartilhou Marden Junior.
O Vox Patris, segundo os organizadores, é considerado o maior sino que badalada do mundo. Ele será instalado no Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade. A previsão é que chegue na cidade entre o dia 28 e 29 de maio.
Antes, está programado três paradas: em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Ao todo, o sino irá percorrer mais de 10 mil quilômetros, quando deixará a Polônia e será transportado ao Brasil.
Marco Aurélio garante que o Vox Patris chegará a tempo de abrir a próxima Festa do Divino Pai Eterno, que acontecerá entre o final de junho e começo de julho, em Trindade.
“Com toda a certeza, nossa previsão é que ele chegue ao Brasil, mais ou menos, pelo dia 10 de maio. E aí, a partir desta data, até o finalzinho do mês de maio, chegará em Trindade”, estima o reitor do santuário.