Blogueiro preso coordenava a distância distribuição de cocaína em Goiás por meio de perfis nas redes sociais, diz delegado
Preso em Maceió, ele se mudava de hotéis constantemente para escapar dos investigadores, segundo a polícia. Prints registram negociações.
Blogueiro de viagens é preso suspeito de coordenar sistema de delivery de drogas
O blogueiro de viagens suspeito de coordenar um esquema tráfico de drogas em Goiás usava perfis falsos nas redes sociais para distribuir cocaína, de acordo com a Polícia Civil. Preso, Higor Rodrigues Vieira, de 31 anos, residia em Maceió, a mais de 2 mil quilômetros de Goiânia, e é acusado de operar o esquema a distância.
Segundo a Polícia Civil, a defesa do acusado ainda não se apresentou e, portanto, o DE não conseguiu contato.
A prisão aconteceu no dia 8 de março, em Alagoas, após meses de investigações que começaram com a descoberta de dois laboratórios de drogas em Goiás, em novembro do ano passado. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Hudson Benedetti, o blogueiro se mudava constantemente para escapar da polícia.
Ele ficou em três hotéis diferentes só no mês de março. Atualmente, ele residia em Maceió, onde a prisão foi feita, mas já esteve em Natal e fazia toda essa coordenação em ´home office’, disse o delegado.
A operação foi uma ação integrada entre as polícias de Alagoas e Goiás. O delegado pediu que a identificação do blogueiro fosse divulgada para ajudar identificar outras pessoas envolvidas no esquema.
DELIVERY DE DROGA
Segundo os investigadores, havia uma central de distribuição em uma rede social de troca de mensagens, que funcionava como um ‘delivery de droga’. Os clientes faziam os pedidos, e Higor era o responsável por acionar os entregadores e coordenar as entregas feitas.
Prints de conversas com clientes mostram que existia uma ordem para o pedido em que eram informados o endereço de entrega, o nome do cliente, a quantidade de droga comprada e a forma de pagamento (veja as imagens abaixo).
Conversas em aplicativo de mensagens sobre a entrega das drogas em Goiânia — Foto: Reprodução/Polícia Civil
Nas redes sociais, o investigado tinha um perfil de viagens com quase 10 mil seguidores. De acordo com o delegado, indícios apontam que o blogueiro usava a profissão de influencer de fachada não só para despistar a polícia, mas também para justificar seu estilo de vida para a família.
Durante a prisão, foram apreendidos celulares e dispositivos eletrônicos que, segundo a polícia, comprovam a participação de Higor no esquema. Em breve, ele será transferido para Goiás, onde vai responder pelos crimes de associação e tráfico de drogas.
CHEFE DO ESQUEMA
A polícia descobriu que o blogueiro era o responsável por fazer os repasses de dinheiro para o chefe do esquema. Segundo o delegado, ele saiu do Brasil em 2023 e hoje reside em Portugal.
Até o momento, o endereço do investigado ainda não foi descoberto. De acordo com o delegado, o mandado de prisão temporária foi aberto e a prisão preventiva foi solicitada para que ele seja colocado na lista de procurados pela Interpol.