Temporais continuam em cidades de Goiás, e Cimehgo alerta para perigo
Boletim informa sobre o risco potencial para chuvas intensas de 50 milímetros por dia. Rajadas de vento podem chegar a 60km/h.
1 de 1 Céu nublado antes de chuva em Goiânia, Goiás — Foto: Wildes Barbosa/O Popular
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alerta sobre a possibilidade de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas esta semana, em Goiás. O boletim divulgado informa sobre o risco potencial para chuvas intensas de 50 milímetros por dia e com rajadas de vento de 60 km/h.
Ao longo dos últimos dias as chuvas intensas têm causado estragos no estado, com ruas interditadas, carro ‘engolido’ pela água e casas alagadas. A Cimehgo comunica que a combinação de calor e umidade irá continuar favorecendo a formação de áreas de instabilidade em todas as regiões de Goiás.
A região leste será a mais afetada pela mudança de temperatura, com mínima de 17º C e precipitação prevista de 45 milímetros.
Nesta segunda-feira (13), em Goiânia, a previsão é de sol, com variação de nebulosidade e pancadas de chuvas. A temperatura máxima da capital pode chegar a 30°C e a umidade relativa do ar irá variar entre 60% a 95%.
Confira como fica o clima na sua região:
> Região norte
* Mínima: 22 ºC
* Máxima: 33ºC
* Precipitação: 45,0mm
> Região oeste
* Mínima: 22ºC
* Máxima: 33ºC
* Precipitação: 40,0mm
> Região sudoeste
* Mínima: 19ºC
* Máxima: 32ºC
* Precipitação: 35,0mm
LEIA TAMBÉM:
* ESTRAGOS: Ruas viram rios, carro é ‘engolido’ pela água e casas são inundadas durante chuva em Goiás
* VÍDEOS: Chuva interdita Marginal Botafogo, derruba árvores, alaga ruas e causa deslizamento de terra em Goiânia
* Chuva causa estragos pelo terceiro dia seguido, derruba muros e faz represas transbordarem
> Região leste
* Mínima: 17ºC
* Máxima: 31ºC
* Precipitação: 45,0mm
> Região central
* Mínima: 19ºC
* Máxima: 32ºC
* Precipitação 40,0mm
> Região sul
* Mínima: 19ºC
* Máxima: 32ºC
* Precipitação: 35,0mm
CUIDADOS
Para evitar acidentes, a Cimehgo orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Neste período, as mudanças rápidas nas condições do tempo podem deixar ruas alagadas e transbordar mananciais. Além disso, pode ocorrer queda de árvores e danos à infraestrutura, tanto urbana quanto rural. A população também pode obter alertas sobre o tempo pela Defesa Civil enviando o CEP por SMS para o número 40199.