Ajudante Do dedo #2
Celular off line
[Voz com IA – mulher]: Ajudante do dedo, vou acampar e não sei se terei internet.
O que dá para fazer com o celular além de usar ele de lanterna?
[Voz com IA – homem]: Ei, ajudante do dedo, quero uma dica de jogo no smartphone, que não acabe com minha bateria e que funcione off line….
[Voz de assistente artificial – homem]: Pesquisando…Aguarde, estou enfrentando problemas de conexão.
[Voz de assistente artificial – mulher ]: E eu estou fora de alcance. Tchau!
[Leyberson] Tchau zero, robôs. Eu contratei vocês porquê serventes. Não fujam.
[fala do meia colher pedreiro] 🎶
[Leyberson] É hora desse ajudante do dedo cá trazer detrás de algumas dicas.
[Vinheta de abertura] 🎶
[Trilha principal – indica começo da coluna] 🎶
[Leyberson] Olá pessoas sintonizadas ou conectadas ao Tarde Vernáculo. Sou Leyberson Pedrosa e o Ajudante Do dedo entra em modo avião só para mostrar que o seu celular continua a ser bastante do dedo mesmo sem uma conexão de rede.
Com certeza, o celular se torna uma ótima lanterna quando quando a gente fica sem virilidade elétrica.
Mas tem horas que você vai para qualquer lugar onde o sinal de telefone não pega ou simplesmente resolve se desconectar, é bom ter alguns passatempos disponíveis nele. Por isso, hoje vou dar dicas de dois gratuitos que podem ser muito úteis para mourejar com o tempo.
[Som de uma ferramenta de metal se batendo] 🎶
A primeira dica é de um jogo que não te obriga a interagir com ninguém, muito menos apostar ou comprar cŕeditos e que te faz permanecer jogando por horas sem drenar a bateria da tua lanterna-telefone. Estou falando do jogo 2048, que envolve raciocínio, sorte e desembaraço com os dedos.
[Som de uma ferramenta de metal se batendo] 🎶
A segunda dica é sobre o aplicativo Stellarium, que ajuda literalmente a ver estrelas. Uma ótima opção de interagir com o espaço à noite, longe de lâmpadas e postes, fazendo com o que o firmamento fique muito mais interessante.
[Som de virada] 🎶
A gente começa pelo jogo 2048. Não tem zero a ver com o filme sobre viagem ao horizonte, é ótimo para passar o tempo.
Nele, você usa o seu raciocínio e conta com a sorte para somar números pares até chegar ao totalidade de 2048. Para isso, basta escorregar os números que aparecem na tela para cima, para plebeu.
Não conseguiu imaginar ainda porquê funciona? Logo, você pega o número 2 e arrasta ele para onde tem outro número 2 para virar um quatro. Depois, junta outros números 2 para formar outro. Conseguiu formar dois blocos de 4? Fácil, né? Logo, basta juntá-los para formar um quadradinho de oito. E aí você vai nessa, formando um 16, 32, 64 etc até chegar a 2048.
Não entendeu ainda? Sem problemas, pesquisa na sua loja de aplicativos, tem várias versões dele, até mesmo em páginas web. Conheço muita gente que se viciou no jogo e até se esqueceu das redes sociais sem ter que gastar um real.
O jogo 2048 foi desenvolvido pelo desenvolver Gabriele Cirulli em 2014. Ele tinha se inspirado em jogos parecidos e deixou o código crédulo para que outras pessoas pudessem produzir suas próprias versões. O Cirulli só não imaginava que o jogo iria viralizar tanto e se tornaria uma febre mundial.
[Voz de assistente artificial – homem]: Atchim!
[Voz de assistente artificial – homem]: Ih, outro vírus, corram pras montanhas!
[Leyberson] Vozes artificaiais, viraliza e febre, são metáforas. Enfim, esquece.
Depois que você entende a lógica, o jogo se torna viciante. E se você chegou a 2048, é verosímil ainda chegar a 4096! Mas se você conseguir chegar nesse número tão rápido, quem sabe você talvez não seja uma máquina!
[Som de virada] 🎶
Pronto, a gente já deu uma dica de jogo que não é de apostas, que n ão precisa de conexão à internet e que vai demorar a gastar a bateria do seu celular. Agora, bora instalar no seu aparelho um planetário inteiro com outro aplicativo de código crédulo: o Stellarium, que se soletra assim:
[Voz de assistente artificial – homem]: ESSE TE ELE EL A R I U M.
Esse aplicativo é capaz de simular e mostrar a posição de planetas, estrelas, eclipses, satélites e de outros corpos celestes. Se você está em um lugar ermo, à noite, e sem muitas luzes ao volta, é uma ótima opção furar o aplicativo, indicar o celular pro firmamento e conseguir identificar diferentes constelações coma Ursa Maior ou quem sabe a Constelação da Ema.
Isso mesmo, tem constelação ocidental e tem também constelação indígena Tupi-Guarani que serve tanto porquê guia para rituais quanto para identificar as estações do ano e, com isso, o melhor período da pesca, caça, plantio e colheita. Ou seja, o firmamento é o limite!
[Som de tambor clichê] 🎶
Porquê se trata de um aplicativo bastante completo, é importante lembrar que ele vai consumir bastante a bateria do seu celular, até porque ele usa o GPS para dar a posição exata de qualquer corpo celestial.
Mas é uma proeza que vale a pena e que pode insistir mais se você tiver um power bank (um banco de baterias) plugado ao celular.
Bom, por hoje é só. Espero que curtam essas dicas e não se esqueçam de baixá-las enquanto tiver internet e testar antes.
Quer sugerir qualquer objecto pro Ajudante Do dedo, logo escreve pra gente no Whatsapp do Tarde Vernáculo. Robô, qual é o número:
(11) 97469-0138.
É isso, Strozi e Victor e ouvintes do Tarde Vernáculo. Me desconecto por cá. Até semana que vem! Fui!
[Som de telefone discado] 🎶
[Vinheta de encerramento] 🎶