Os veículos da Empresa Brasil de Informação (EBC) preparam uma cobertura peculiar para o G20 Social e a Cúpula do G20, entre os dias 14 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. A EBC é emissora parceira do evento.
Para essa transmissão, a empresa vai mobilizar murado de 300 profissionais que atuarão na geração de imagens, na cobertura jornalística de todos os veículos e seus principais produtos: Escritório Brasil, TV Brasil, TV Brasil Internacional, Rádio Vernáculo, Radioagência Vernáculo, Via Gov, Escritório Gov, A Voz do Brasil e redes sociais.
A EBC contará com dois estúdios, um no Espaço Kobra, no G20 Social, e outro no Museu de Arte Moderna (MAM), no encontro que terá a participação das lideranças de 19 países-membros, mais a União Africana e a União Europeia. O G20 Social é uma inovação instituída pelo governo brasílio, que preside o grupo pela primeira vez. O objetivo é ampliar o diálogo entre os líderes governamentais e a sociedade social. A Cúpula do G20 representa a epílogo dos trabalhos conduzidos pelo Brasil na presidência rotativa do grupo. É o momento em que chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para mourejar com os desafios globais.
Para o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, o Brasil voltou a ocupar um papel de protagonismo no debate do G20 sobre os principais desafios globais em áreas estratégicas uma vez que mudanças climáticas, combate à miséria e à pobreza, além da reforma dos organismos multilaterais.
“Neste ano, em que o governo brasílio definiu uma vez que temas prioritários o combate à miséria e às desigualdades; a sustentabilidade, a mudança climática, o enfrentamento da questão ambiental e a reforma da governança global, a EBC fica honrada por contribuir com uma cobertura peculiar, levando para todo o mundo as imagens e o teor das discussões durante o evento, em consonância com a sua missão de difundir a informação”, ressalta Jean Lima.
Giro Social e A Voz do Brasil
Além de ser responsável pela geração de imagens para mais de 200 emissoras de TV brasileiras e estrangeiras, a EBC vai transmitir 13 horas diárias de programação, a partir de quinta-feira (14), pelo Via Gov. A transmissão começará às 8h com o programa Giro Social, em que jornalistas dos diferentes veículos da empresa entrevistarão ministros que liderarão discussões do G20. A cobertura segue durante todo o dia com entradas ao vivo, reportagens e as principais informações sobre o G20 Social e a Cúpula. A programação peculiar poderá ser acompanhada pelo YouTube do Via Gov.
Prestes a completar 90 anos no ar, A Voz do Brasil terá edições especiais durante o G20 Social e a Cúpula, direto do Rio de Janeiro. A primeira edição será no dia 13, com a participação de Márcio Macedo, ministro da Secretaria-Universal da Presidência da República e coordenador do G20 Social. A Voz do Brasil, programa radiofônico mais idoso em exibição no Hemisfério Sul, é transmitida também em vídeo pelo YouTube do Via Gov.
A Escritório Gov também contará com cobertura dos encontros entre líderes, acordos e debates, com distribuição de material em texto, áudio e vídeo. Os conteúdos, produzidos em diferentes formatos, estarão disponíveis na Escritório Gov e também no site do G20, para que possam ser aproveitados por veículos de notícia do Brasil e do exterior.
Veículos públicos
Durante todo o evento, além de boletins ao vivo ao longo da programação e reportagens especiais, a TV Brasil vai transmitir seus dois telejornais — Repórter Brasil Tarde e Repórter Brasil — diretamente do Rio de Janeiro, trazendo um resumo das principais notícias do G20 com apresentação de Luciana Barreto e Bárbara Pereira. A prioridade é trasladar para o público as discussões que estarão em tarifa tanto no G20 Social quanto na Cúpula dos chefes de Estado.
A Escritório Brasil também acompanhará as principais notícias e discussões do evento em tempo real. A cobertura peculiar contará com textos traduzidos para o inglês e o espanhol, além da produção fotojornalística. A equipe de reportagem do radiojornalismo também fará entradas ao vivo em boletins na programação da Rádio Vernáculo direto do sítio do evento, além de narrar com edições especiais do Repórter Vernáculo com apresentação a partir do Rio de Janeiro. Na página da Radioagência Vernáculo, os boletins e demais materiais em áudio estarão disponíveis para download e uso por outras emissoras.
Coligação Global
Inspirado em concertos internacionais, uma vez que o Live Aid 1985, o Coligação Global Festival ocorrerá em paralelo ao G20 e mobilizará estrelas da música vernáculo. A TV Brasil vai transmitir no seu canal do YouTube os principais shows do evento, entre os dias 14 e 16 de novembro no Boulevard Olímpico, na Terreiro Mauá, a partir das 19h.
Algumas das atrações que abrem o primeiro dia do Festival, na quinta (14), são Larissa Luz, Diogo Nogueira, Rita Benneditto, Daniela Mercury e Seu Jorge. Os destaques de sexta (15) são Zeca Pagodinho, Mariene de Castro, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá e Maria Rita. Já no sábado (16), as performances reúnem personalidades uma vez que Fafá de Belém, Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê, Lukinhas, Jaloo, Maria Gadú, Alceu Valença e Ney Matogrosso