O ator, dublador e humorista Roberto Guilherme, de 84 anos, morreu nesta quinta-feira (10), na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. O artista, cujo nome de batismo era Edward Guilherme Nunes da Silva, ficou conhecido nacionalmente pela atuação irreverente no papel do “Sargento Pincel”, que integrava um dos quadros do extinto programa “Os Trapalhões”, exibido pela TV Globo. Segundo o G1, “Pinça”, como era chamado pelos amigos, lutava há anos contra um câncer.
Ainda segundo a reportagem, o falecimento do ator foi confirmada pela família e por Lívia Aragão, mulher do também ator Renato Aragão. Na esquete humorística que o tornou conhecido nacionalmente, o Sargento Pincel fazia par com o chamado Soldado 49, interpretado por Renato Aragão. “A careca, que virou sua marca registrada, surgiu no programa, com o ator tendo os cabelos raspados em uma esquete humorística”.
Antes de virar ator, o artista foi jogador de futebol e chegou a ser ponta-esquerda, no Vasco da Gama. Ao completar 18 anos, ele “se alistou no Exército e tornou-se paraquedista. Entretanto, não abandonou o futebol. Ele chegou a disputar partidas pela Seleção Brasileira Militar de Futebol ao lado de Pelé. Representando o Brasil, Roberto Guilherme disputou partidas nos Estados Unidos, Inglaterra, Panamá, e Colômbia, e foi campeão sul-americano na categoria”.