No último dia antes do Examinação Vernáculo do Ensino Médio (Enem) de 2024, os candidatos devem saber o sítio onde farão as provas nos domingos 3 e 10 de novembro.
A informação está disponível no cartão de confirmação de matrícula, que pode ser acessado na Página do Participante do Instituto Vernáculo de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com login e senha do site Gov.br.
Além do sítio de prova (com nome da instituição de ensino e número da sala de emprego), o documento traz outras informações: número de matrícula, data, horário e além de registrar que o inscrito terá recta a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, quando for o caso.
Chegada ao cartão
Para obter o cartão de confirmação de matrícula, o candidato deve acessar a Página do Participante e entrar com sua senha do Gov.br. À esquerda da tela, clicar em “Lugar de Prova” e, no ícone em azul apresentado pelo assistente virtual (Lugar de Prova). O sistema abrirá o cartão de confirmação de matrícula.
Para imprimir, basta descer a tela até o término da página e clicar no botão “Imprimir”.
Ao acessar a Página do Participante por um celular, o candidato deve verificar se o Cartão de Confirmação foi simples em outra aba do navegador.
Recomendações
O Inep recomenda levar o cartão de confirmação de matrícula impresso nos dois dias do examinação, apesar de não ser obrigatório.
Neste sábado (2), especialistas aconselham planejar o deslocamento e, caso não conheça a instituição de ensino onde fará a prova, indicada no cartão de confirmação, o candidato deve percorrer o trajeto para evitar erros de endereço e, ainda, calcular o tempo necessário para chegar à localidade, com prazo suficiente para ocorrência de possíveis imprevistos.
Se for usar o transporte público, o participante deve verificar as linhas que passam próximas ao lugar e se haverá alguma modificação promovida pelo governo sítio, porquê linhas especiais, horário estendido ou passe livre, porquê solicitado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Dia da prova
Neste domingo (3), o candidato deve ir ao sítio de provas com antecedência, considerando possíveis incidentes, porquê engarrafamentos, atrasos no transporte público, acidentes de trânsito ou condições meteorológicas adversas. O ideal é chegar ao sítio da prova com uma hora de antecedência.
Nos dois domingos de realização do examinação, os portões de chegada aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). Em seguida o fechamento dos portões, o inscrito retardado será impedido de passar pelo portão e, consequentemente, será eliminado desta edição do Enem.
As demais recomendações são de levar os materiais obrigatórios e não portar itens proibidos:
Ao entrar na sala de emprego das provas, o candidato deve desativar os alarmes do celular, desligá-lo e vigilar o aparelho, muito porquê relógio analógico, no envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de sala.
Também é aconselhado vestir roupas e sapatos confortáveis para não ter incômodos no longo período em que ficará sentado. O candidato ainda pode levar um agasalho, em caso de sentir indiferente em salas com ar condicionado.
Em relação a apresentação obrigatória de um documento de identificação solene com foto e válidos, o candidato deve observar as listas de quais documentos são ou não aceitos pela organização da prova.
Primeiro dia de Enem
Neste domingo (3), a emprego das provas terá início às 13h30 e término às 19h, na emprego regular. Mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, ensino física e tecnologias da informação e informação) e outras 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.
Para mais informações, acesse o edital do Enem 2024 com as regras válidas.