Silabário de Segurança para a Internet – https://www.cgi.br/publicacao/cartilha-de-seguranca-para-internet
Pilar Ajudante Do dedo
Sobre: poste semanal com dicas tecnológicas ao dia a dia de quem acompanha a Pátrio.
Tamanho: Entre 500 e 800 palavras (4 a 6 minutos).
Veiculação: Tarde Pátrio, toda segunda-feira.
Ajudante Do dedo #1
ESTREIA DA COLUNA
[Apresentador 1] O Tarde Pátrio traz uma novidade. É a Pilar Ajudante Do dedo, com dicas, tendências e algumas reflexões sobre esse mundo tecnológico referto de dígitos.
[Voz com IA – mulher]: Ei, ajudante do dedo, uma vez que faço para proteger as minhas contas de redes sociais?
[Voz com IA – homem]: Ajudante do dedo, é seguro acessar meu banco pelo celular?
[Voz de assistente artificial – homem]: Olá, para proteger suas senhas…
[Voz de assistente artificial – mulher]: Sai daqui, eu que vou responder essa..
[Som de engrenagens se batendo como se fosse uma luta robótica] 🎶
[Apresentador 2] Na verdade, zero de voz sintético. A gente vai fazer as coisas no modo tradicional, com um ajudante de mesocarpo e osso. Pelo menos, até que se prove o contrário. Leyberson Pedrosa, bem-vindo ao Tarde Pátrio.
[Leyberson] Olá, Strozi. Olá, Victor e um grande olá radiofônico para quem nos acompanha nas ondas do rádio e pelos bits da internet. Estou bastante contente com o invitação para fazer essa poste Tech. Uma vez que todo ser humano, a gente não sabe tudo, mas vou passar detrás de investigar dicas úteis de tecnologia para quem acompanha a gente pela Rádio Pátrio.
[Apresentador 1] Deixa eu apresentar melhor o nosso novo colaborador. O Leyberson é jornalista da EBC desde 2012, gosta de desmontar coisas eletrônicas desde párvulo, já fez até um mini transmissor de fm. Ao longo da sua curso, trabalhou em projetos de extensão de rádio comunitária, de inclusão do dedo, software livre, rádio web. Ele pesquisa e testa mídias digitais desde 2003, também atua uma vez que professor e é doutor em Mídia e Tecnologia pela Unesp.
[Apresentador 2] O Leyberson já fez alguns podcasts, uma vez que o Histórias Raras. Ele também é um dos hosts do Dazumana, um podcast de Divulgação Científica sobre Ciências Humanas criado em 2020 durante a pandemia de covid-19. Mas uma vez que ele mesmo gosta de manifestar, ele é um curioso que adora fazer gambiarras tecnológicas. E que aprendeu boa segmento do que sabe com o pai pedreiro e mãe modista se virando nos 30 com as ferramentas disponíveis.
[Leyberson] Desse jeito, até parece que se eu pegar uma agulha e uma risca de pedreiro, sou capaz de erigir um foguete. Folguedo, viu! Mas quem sabe…
[Apresentador 1] Leyberson, conta pra gente o que você trouxe hoje.
CONTEÚDO DO DIA: SENHAS SEGURAS
[Vinheta de abertura] 🎶
[Trilha principal – indica começo da coluna] 🎶
[Leyberson] Uma vez que é a nossa estreia, vamos preparar o terreno uma vez que se a gente estivesse construindo uma poste de verdade. E o primeiro zelo é com a nossa proteção individual ou EPI. Bora falar sobre segurança do dedo.
A gente sabe que segurança do dedo é importante, mas, muitas vezes, é difícil cuidar disso na correria do dia a dia. Nessas horas, a melhor coisa é ler um manual de instruções.
[Frase do Casseta e Planeta – Os seus problemas acabaram] 🎶
E o Comitê Gestor da Internet tem uma Silabário de Segurança para a Internet, publicada há anos, que traz dicas sobre golpes, ataques, códigos maliciosos e fraudes.
Hoje, a gente vai se focar no uso seguro de contas e senhas. Não adianta zero você fabricar uma senha enxurrada de códigos se você deixar essa senha fácil de ser invenção. em lugares uma vez que:
[Som de uma ferramenta de metal se batendo] 🎶
• um computador infectado com qualquer código malicioso pode plagiar a ordem que você digita no teclado ou gravar a posição do mouse.
[Som de uma ferramenta de metal se batendo] 🎶
• salvar a senha em um registo de texto sem criptografia. Tipo salvar no word uma lista de senhas e deixá-las na sua espaço de trabalho.
Mas também tem softwares que podem prognosticar as senhas fazendo associações. Não à toa, a maioria dos sites não deixa você fabricar senha com nomes pessoais ou data de promanação. Se você está fazendo isso, bora emendar isso! Enfim, a silabário traz uma lista enorme de maneiras de desvendar uma senha.
[Som ao fundo estilo Dólar Furado/Faroeste para dar ideia de vazio] 🎶
Mas isso não quer manifestar que você precisa arrancar tudo da tomada e ir pro meio do mato.
Além de tomar cuidados básicos uma vez que não fornecer senhas estranhas, fabricar senhas de difícil associação, atualizar sempre o computador, eu destaquei uma dica muito lícito que está no manual. Bora lá:
Tem dificuldade de vigilar ou memorizar uma senha dissemelhante para cada entrada? Logo, crie um grupo de senhas de pacto com o risco envolvido.
[Som único de uma ferramenta de metal se batendo] 🎶
NÍVEL DE RISCO ALTÍSSIMO. ALERTA TOTAL!
Vai mexer no banco on-line ou no seu e-mail principal, logo crie uma senha ÚNICA para cada um desses serviços e memorize muito. Se precisar, pode apontar essa senha num papel e esconder sob qualquer objeto pessoal que só você sabe onde tá. Mas sem identificar o que aquele monte de códigos do papel quer manifestar. Se alguém encontrar, não vai entender pra que serve.
[Som único de uma ferramenta de metal se batendo] 🎶
NÍVEL DE RISCO INTERMEDIÁRIO. ATENÇÃO!
Sabe aquele site de compras on-line que você usa de vez em quando? Pode fabricar uma senha menos complicada pra ele DESDE que você não deixe salvo nesse site dados sensíveis, uma vez que seu cartão de crédito ou endereço. Melhor ter o trabalho de digitar os números do cartão do que enfrentar a burocracia do banco para provar o uso indevido do cartão.
[Som único de uma ferramenta de metal se batendo] 🎶
NÍVEL DE BAIXÍSSIMO RISCO. BAIXE A GUARDA COM CUIDADO
Cá nesse nível rola de reutilizar senhas em situações em que o risco envolvido é muito reles. Tipo aquelas senhas de cadastros em fóruns de dúvidas ou quando você precisa logar para fazer um observação no site? Nesse nível, você até aceita mais o risco de alguém desvendar a sua senha já que não tem zero valioso a ser violado.
Essa lógica de três níveis de senha é um caminho verosímil, mas não é o único. Existem muito mais dicas. Uma delas é usar um programa que armazena de forma segura pra você as senhas criadas para cada site usado. Mas isso fica uma vez que tema para um outro dia.
[Trilha secundário – indica término da coluna] 🎶
O importante mesmo é fabricar uma estratégia para não se olvidar e usar uma senha de reles risco em outro nível.
Tem alguma incerteza pro Ajudante Do dedo? Manda pra gente pelo Whatsapp da Pátrio ou pelo e-mail tardenacional@.…
Quem sabe sua incerteza não vira tema da poste?
Até a próxima, tchau!.