O sonho de um inédito chegada à Série A do Campeonato Brasílico, ainda que difícil, segue vivo para o Operário-PR. Nesta quarta-feira (23), o Fantasma derrotou o América-MG por 1 a 0 no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (Paraná), pela 33ª rodada da Série B. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.
Os paranaenses ganharam duas posições – ultrapassando os mineiros, inclusive – e subiram para 7º lugar, com 50 pontos, seis detrás do Mirassol, último do grupo dos quatro primeiros colocados (G4), que conquistariam a promoção à primeira partilha se a competição terminasse agora. Os mineiros, com 49 pontos, estão na oitava posição. Ainda há 15 pontos em disputa nas próximas cinco rodadas.
O primeiro tempo foi de totalidade domínio americano, que só não se concretizou em gol por desculpa de Rafael Santos, que salvou o Operário em pelo menos quatro situações. Aos 15 minutos, o goleiro espalmou um chuto do atacante Rodriguinho, que avançou pelo lado esquerdo da dimensão e bateu com curva. Aos 32, o camisa 1 parou o zagueiro Lucão, que finalizou de primeira, quase da marca do pênalti, na sobra de um escanteio.
Seis minutos depois, foi a vez de Rafael Santos impedir que o meia Daniel Júnior abrisse o placar em chuto rastejante da ingressão da dimensão. O arqueiro ainda brilhou aos 42, ao evitar a finalização de Brenner, que apareceu pela direita, com liberdade. O atacante tinha até balançado as redes aos 26, depois uma cobrança de falta, mas o gol foi anulado por impedimento.
O goleiro do Fantasma voltou a desabrochar no segundo tempo. Primeiro, ao tutelar com a ponta dos dedos, o chuto de Daniel Júnior, da ingressão da dimensão, aos dois minutos. Depois, aos dez, ele salvou a pele do zagueiro Borech, que falhou dentro da dimensão e deixou a esfera com Rodriguinho, que parou no arqueiro.
Até os 25 minutos da lanço final o Operário não tinha conseguido dar um chuto sequer na direção da meta americana. Quando enfim conseguiu balançou as redes. O atacante Ronald recebeu pela direita, próximo à ingressão da dimensão, levou para a perna esquerda e bateu disposto, sem chances para o goleiro Elias, marcando um golaço. O América até se lançou ao ataque em procura do empate, mas de forma confusa, sem mudar o placar.
Papão atrasa Coxa
Outros três jogos movimentaram a Série B nesta quarta. Em confronto envolvendo times com pretensões diferentes na tábua, o Paysandu derrotou o Coritiba por 2 a 1, de viradela, na Curuzu, em Belém. O Coxa se complicou na bulha pelo chegada, estagnando nos 47 pontos, na 9ª posição, a nove pontos do Mirassol. O Papão subiu para o 13º lugar, com 40 pontos, abrindo quatro para a zona de rebaixamento (Z4).
Os paranaenses abriram o placar aos 24 minutos do primeiro tempo com o atacante Júnior Brumado, depois grande jogada individual do meia Lucas Ronier. Na lanço final, o Bicolor teve Matheus Trindade expulso aos 9 minutos, mas conseguiu o empate aos 30, em pênalti cobrado pelo também volante João Vieira. No termo, aos 44 minutos, mesmo com um varão a menos, o Paysandu chegou ao gol da vitória, com o atacante Jean Dias.
Ponte afunda Brusque
As outras duas partidas do dia foram confrontos diretos contra o descenso. A Ponte Preta recebeu o Brusque no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), e ganhou por 2 a 0, deixando a zona de rebaixamento. A Macaca foi a 38 pontos, na 14ª posição. O Marreco, por sua vez, caiu para a penúltima colocação, com 33 pontos, a três do CRB, a primeira equipe fora do Z4.
Os dois gols do Alvinegro saíram na lanço final, com participação decisiva de Élvis. Aos dez minutos, o meia lançou Gabriel Novaes, que completou de cabeça para as redes. O também atacante Renato fechou o placar aos 38, aproveitando mais uma assistência do camisa 10 da Ponte.
Ituano complica Pantera
O triunfo da Macaca colocou o Botafogo-SP na zona de rebaixamento. Mesmo atuando no Estádio Santa Cruz, o Pantera foi superado pelo Ituano por 1 a 0. A equipe de Ribeirão Preto (SP), com 36 pontos, caiu para o 17º lugar, abrindo o Z4. O Galo Rubro-Preto vem logo detrás, com dois pontos a menos, ainda ameaçado pelo descenso.
O gol da vitória do Ituano saiu aos 35 minutos do segundo tempo, com o zagueiro Guilherme Mariano completando, na dimensão, o ramal de cabeça do atacante João Carlos. Foi o primeiro jogo do time rubro-negro desde a destituição do técnico Alberto Valentim.