Monólogo “Cora do Rio Vermelho” chega a Goiás neste fim de semana, entre os dias 18 e 20 de agosto, para uma temporada com três apresentações. Vale lembrar que, no próximo domingo (20/08), é aniversário da grande poetisa e conterrânea Cora Coralina. Os ingressos são limitados, é necessário fazer o resgate pelo site (www.ingressodigital.com ) e levar um quilo de alimento não perecível no dia da apresentação.
A primeira cidade a receber a montagem será onde tudo começou, no berço de Cora Coralina, a histórica cidade de Goiás. O monólogo estreia 18 de agosto, às 20h30, no Cine Teatro São Joaquim, no município dois dias antes do aniversário da poetisa. Já no sábado (19/08), às 20h30 é a vez da capital receber a peça no Teatro Goiânia. A turnê no estado será encerrada em Anápolis, no domingo (20/08), às 20h30, no Centro de Convenções da cidade.
O espetáculo é estrelado pela atriz Raquel Penner, com dramaturgia de Leonardo Simões e direção de Isaac Bernat. Reúne textos e poemas que falam sobre a força feminina e a alma da mulher brasileira. Ao reencontrar a obra de Cora Coralina, a atriz percebeu que as poesias e os contos da escritora e doceira goiana traduziam sua inquietação artística.
“Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária. Removeu pedras e abriu caminhos para outras mulheres. Há 10 anos, tive meu primeiro encontro com ela, em uma exposição no CCBB RJ. Fiquei encantada por aquela senhora do interior do Brasil que falava firme e cantado, fazia doces e escrevia poesia, celebrava a vida e a simplicidade. Quando a reencontrei, a partir de um livro do Drummond, percebi que tudo o que eu queria dizer no palco estava ali”, lembra Raquel.
O monólogo faz parte do projeto cultural “Cora do Rio Vermelho Visita Goiás”, apoiado pelo Programa Goyazes, mecanismo de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que visa incentivar o apoio de projetos culturais por parte de empresas privadas contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) por meio do abatimento do imposto. Em todas as apresentações haverá intérprete de Libras e notas introdutórias com informações para ampliar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual.
Ícone
Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina (1889 – 1985) é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida na cidade de Goiás, no dia 20 de agosto de 1889, ela viveu mais de quatro décadas em São Paulo. Apesar de escrever seus versos desde a adolescência, ganhava a vida como doceira, e seu primeiro livro só foi publicado em junho de 1965, quando tinha quase 76 anos de idade. Escreveu sobre os lugares onde morou, as pessoas com as quais se relacionou e a natureza que observava.