Custo de R$ 17 milhões e mais de 10 anos para ficar pronto: veja detalhes da construção do maior sino católico do mundo que será instalado em Trindade
A construção do sino em si terminou em 2017, depois outras partes foram produzidas. O sino vai atravessar o Oceano Atlântico e chegará em Goiás para a Festa do Divino Pai Eterno.
Vox Patris foi produzido na Polônia e será instalado em Trindade, Goiás — Foto: Rduch Bells & Clocks
Com as doações de fiéis, a construção do sino Vox Patris custou cerca de R$ 17 milhões e começou em 2014. O sino gigante tem 4 metros de altura e 55 toneladas. De acordo com a fabricante, com essas medidas o peso do sino equivale a 10 elefantes e a altura é de uma girafa.
Segundo a assessoria do Santuário Basílica de Trindade, a construção do sino em si terminou em 2017. Em seguida, outras partes, como a que dá sustentação, foram produzidas até 2023.
Mas com a pandemia e a guerra na Ucrânia, o sino só pode ser entregue este ano, após o reitor do Santuário, padre Marco Aurélio, e o superior provincial do Redentoristas de Brasília, padre João Paulo dos Santos, forma para Polônia tomar conhecimento da situação e organizar a documentação para o translado do sino.
A obra tem gravuras e ornamentos fundidos produzidos pelo artista plástico Silvio Morais, de 52 anos. Ele foi convidado para fazer as quatro artes de cada lado, um total de oito obras que contam a história de devoção do Pai Eterno.
Projetos de artes feitas para o sino ‘Vox Patris’ que ficará em Trindade, Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Silvio Morais
As imagens retratam a história desde o encontro do medalhão pelo casal, com características de lavradores e moradores do sertão, até a construção da Basílica.
Segundo o artista, os eventos foram gravados no sino com as datas para registrar a história em ordem cronológica. Para isso, foram gravados também os cenários de cada momento, incluindo animais, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira, e vegetações típicas do Cerrado.
Religiosos celebram o início da peregrinação do ‘Vox Patris’, sino gigante que será entregue em Trindade, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O sino Vox Patris (do latim “Voz do Pai”) foi entregue e apresentado no dia 23 de março, na Polônia, onde foi fabricado. Na solenidade, estiveram presentes os padres da Basílica de Trindade, Jadilson Santos e Marcos Aurélio, além do prefeito de Trindade, Marden Junior.
Para seguir o percurso da Polônia para Trindade, em Goiás, o sino atravessará o Oceano Atlântico de barco e será desembarcado no Brasil, em São Paulo, onde será recepcionado com eventos solenes.
Depois de São Paulo, o sino passará ainda por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e, assim, chegará em Trindade. A proposta é de que o sino chegue em Goiás em maio para a Festa do Divino Pai Eterno, prevista para o final do mês de junho.