Após nível do Rio Vermelho aumentar, Cimehgo emite alerta para chuvas intensas na cidade de Goiás
Segundo o órgão, as chuvas desta quinta-feira (30) chegaram a 52,2 mm na cabeceira do rio. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente isolaram as áreas próximas.
Após nível do Rio Vermelho aumentar, DE emite alerta para chuvas intensas
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alertou para variações significativas no Rio Vermelho, que passa dentro da Cidade de Goiás, na região noroeste de Goiás. Segundo o gerente do DE André Amorim, as chuvas que caiu, nos últimos dias, na cabeceira do rio elevaram o nível da água.
As chuvas aconteceram na madrugada desta quinta-feira (30). O gerente informou que equipes do DE seguem monitorando o volume de água do Rio Vermelho.
Em nota, a Prefeitura de Goiás informou que, diante dos temporais, está avaliando com a Defesa Civil a necessidade de remoção de pacientes internados no Hospital São Pedro, o que já aconteceu em 2023 (confira a nota completa ao final da matéria).
Após nível do Rio Vermelho aumentar, DE emite alerta para chuvas intensas na cidade de Goiás
LEIA TAMBÉM
– Goiânia registra o segundo maior volume de chuva da história em 24h, diz Climatempo
– Chuva faz ruas virarem rios e deixa moradores ilhados em cidades de Goiás
– Chuva que causou estragos em Goiânia foi até 12 vezes maior do que o esperado, diz DE
Segundo o órgão, as chuvas desta quinta-feira chegaram a 52,2 mm na cabeceira do Rio Vermelho. “Não tem por onde essa água escoar, ela tem que passar dentro da cidade, então foi uma elevação do nível muito rapidamente. A água chegou a mais de 2,4 metros na entrada da cidade e abaixo, chegou mais de 3 metros”, informou Amorim.
No local, estão a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em pronto atendimento, isolando áreas e informando a população para que não fiquem próximos ao rio. Amorim informou que, no final da tarde desta quinta-feira, a água tinha abaixado, mas o monitoramento continua.
“Temos uma situação que o rio pode voltar a subir caso venha a chover novamente. Então, como no final de semana nós temos uma situação de uma zona de emergência, um corredor de umidade bem ativo vai favorecer assim as chuvas mais intensas”, explicou Amorim.
De acordo com o gerente do DE, as cidades históricas e as demais regiões de Goiás devem ficar em atenção nos próximos dias. “Essas chuvas mais intensas vão acontecer de forma isolada, pode haver transbordamento de mananciais e alagamento de ruas”, alertou.
NOTA DA PREFEITURA DE GOIÁS
A Prefeitura Municipal de Goiás recebeu, na tarde de hoje (30/01/2025), por parte do Secretário de Saúde do Estado de Goiás, a informação de que há previsão de chuvas e enchente do Rio Vermelho e a necessidade de remoções de pacientes internados no Hospital São Pedro. Esta medida já foi tomada, preventivamente, em 2023.
Compromissada com a responsabilidade e a eficiência da atuação da Administração Pública diante de um alerta como esse, a Prefeitura de Goiás, imediatamente, solicitou informação, em caráter de urgência, à Defesa Civil do Estado de Goiás, sobre as reais razões de fazer as remoções dos pacientes hospitalizados, por ser uma providência complexa e, também, de elevado risco às pessoas em tratamento de saúde.
A Gestão do Município de Goiás tem absoluto compromisso com a saúde e a vida humanas e o que for, oficial e fundamentadamente, orientado pela Defesa Civil Estadual contará com todo apoio da Secretaria Municipal de Saúde e de toda a Equipe da Prefeitura.